Enquadramento: o tamanho do desenho em relação ao papel deve ser apropriado. Escolha o formato “paisagem ou retrato” que melhor se ajuste ao modelo a ser desenhado. A centralização do desenho no papel também é muito importante

Linha do horizonte (LH): todo desenho deve ter uma linha do horizonte pensada ou aparente. Essa linha que define o ponto de vista do observador, ou seja, a altura dos olhos.

Ponto de fuga: o desenho em perspectiva pode ter múltiplos pontos (sendo um vertical), localizados na linha do horizonte, na grande maioria das vezes. O principio básico; linhas paralelas no mundo rela devem concorrer para o mesmo ponto de fuga no seu desenho.

Luz e sombra: o nosso olho percebe fundamentalmente a luz, e por consequência as sombras que a luz projeta. Sento assim, a luz e sombra, ou claro-escuro, é fundamental para a beleza e volumetria desejada no desenho.

Textura: o desenho a lápis exige um tratamento gráfico de superfície e planos. A textura deve ser trabalhada para tornar o desenho mais elegante e pode enfatizar a perspectiva.

Verticalidade: as linhas verticais do mundo real devem ser verticais em seu desenho também Use a margem do papel como referencia, com exceção claro, dos desenhos com ponto de fuga vertical

Proporção: um aspecto essencial no desenho, é saber observar as proporções daquilo que se desenha. Um cubo, por exemplo tem a proporção de 1:1:1. Ou seja, ao desenhar o cubo, ele deveria parecer ter as faces iguais, respeitando logicamente a ilusão da profundidade, que faz com que arestas mais afastadas parecem menores do que as que estão mais perto de você

Traço: desenho de observação deve ser sempre a mão livre, com traços necessariamente artesanais. A qualidade do seu traço a mão livre só irá melhorar com a pratica, assim como qualquer outra coisa na vida. Portanto, praticar é essencial.

Profundidade: o desenho deve apresentar profundidade de campo na perspectiva. Pontos de fuga, textura, luz sombra são formas de se obter profundidade no desenho. Lembre-se de que objetos idênticos parecem diminuir de tamanho à medida que se afastam do seu olho de observador.

Caráter de croquis: o resultado final do seu desenho deve ter caráter de croquis. Ou seja, rabiscado, nervoso e solto. Nada de passar a limpo e evite o uso da borracha ao máximo Não se trata de desenho arquitetônico ou desenho técnico Desenho artístico deve ter linhas auxiliares, erros, borrões, manchas, que o tornam mais naturais. Um equivoco comum entre os calouros é querer entregar um desenho se o caráter de croquis. Exemplo abaixo de arquitetos como LE Corbusier ou Niemeyer.

muito bom. curto e muito claro parabens
ResponderExcluirseria interessante citar a fonte...
ResponderExcluirPERICLES VARELLA GOMES PUCPR
grato antecipadamente
ainda nao citaram que este material pertence ao prof Pericles?
ResponderExcluirCome on...